sexta-feira, 23 de março de 2012

bactérias na cozinha

Bom como mamães estamos sempre preocupadas com a saúde de nossos filhos e de nossa família então decidi postar estas dicas de higiene na cozinha. espero que gostem!!!

Tábua de madeira
Tábuas de madeira são verdadeiros meios de cultura para bactérias e nem com água, sabão e água sanitária não desinfeta. A tábua de vidro também pode ser usada mas com muita cautela para não trincar e nem quebrar e se ficar amarelada ou escurecida tem que ser trocada imediatamente.
 
Esponja de pia
A vida útil de uma esponja não pode ultrapassar mais de 7 dias, e esta deverá ser desinfetada todos os dias numa solução de 1 litro de água corrente e duas colheres de sopa de água sanitária, além disso ela não pode ser usada para lavar lixeiras, nunca!!! elas devem ser somente para a louça.

Formigas
As formigas são agentes carreadores de bactérias, até mais do que as baratas, se aparecerem em sua comida jogue fora na hora, outra dica é procurar frestas onde elas possam estar escondidas e veda-las, é sempre bom procurar o ninho e remove-lo, assim você acaba com o problema em sua cozinha de uma vez por todas!!!


Lixeirinha na pia da cozinha
A lixeira correta é aquela de chão, de pedal, forrada com saco plástico e tem que ser limpa e desinfetada todos os dias, a lixeirinha que fica na pia é mais um contaminante para louças,esponja e tudo que fica em cima da pia!! 

cuidados com os animais de estimação e hortaliças

As mamães que tem filhos que já comem hortaliças, lave-as com água corrente e deixe-as no 15 minutos de molho com água + uma colher de vinagre.

As mamães que possuem cachorros em casa, leve sempre os bichinhos no veterinário e façam exames para saber se há Giardia lamblia, um protozoario que acomete os cachorros e pode passar para os humanos, este protozoário causa infecção no intestino, que provoca diarreia e má absorção intestinal de gorduras.

Álcool a 70%, como fazer em casa?

O álcool possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os germes mais freqüentemente envolvidos nas infecções, sendo imprescindível na realização de ações simples de prevenção como a anti-sepsia das mãos, a desinfecção do ambiente entaum como fazer O Álcool a 70%? simples coloca-se 700ml de álcool (92%) e junta-se 300ml de água para formar um litro. e use à vontade!!!

exantema súbito

Exantema Súbito - as manchas começam na face e no pescoço

Exantema Súbito - depois as manchas se espalham para o corpo todo
 Meninas gostaria de compartilhar com vcs uma coisa q aconteceu comigo e meu bb no dia 02/01/2012-segunda-feira. Henry começou com febre de 38ºC que não abaixava ao contrário só aumentava, ele chegou a ter 39.3ºC, levamos ele no hospital a semana toda, ele passou por 4 médicos, teve suspeita de dengue e no hospital público como sempre detectaram uma virose, ficou 3 dias com febrão que não abaixava com antitérmicos e nem banhos, mas havia um contraste, nas horas em que ele estava sem febre até brincava normalmente, ele naum aceitou comida só mamou e a febre vinha de 4 em 4 horas ou de 5 em horas, durante a madrugada foi preciso colocar uma fralda úmida na cabeça dele porque a febre era maior na cabeça e pescoço, depois de 3 dias de febre ela abaixou e começaram a sair umas manchas pelo corpo e eu fiquei muito assustada pois parecia muito com rubéola, corri pro hospital ,ele foi diagnosticado como exantema súbito (uma pseudorubéola) conhecida popularmente como ROSÉOLA, ele está bem o febrão passou mas estamos cuidando das pintas, isso se contrai de outra criança q estava em estado febril, como eu só fui ao shopping foi lá q ele contriaiu, por isso meninas cuidado com aglomerações, ele com certeza contraiu de outra criança em estado febril, eu estive a semana passada 3 vezes no shopping... esta doença atinge crianças de 0 a 3 anos. baixo segue um link explicando melhor, bjusss

 http://dicasdepediatria.blogspot.com/2009/07/roseola-infantil-exantema-subito.html

sexta-feira, 16 de março de 2012

  Relato do parto do meu pequeno anjo prematuro Henry Gabriel 

por: Michele Gabriele mãe do Henry

   

Histórias Reais: o pequeno anjo Henry Gabriel

     "Oi, meu nome é Michele Gabriele, sou Bióloga e casada há 4 anos e 7 meses.
     A decisão de engravidar do Henry veio depois de meu marido ser diagnosticado com câncer no testículo, como ele teria que retirar um testículo e passar por quimioterapia havia o risco de eu não poder engravidar ou ter muita dificuldade para tal, então falei com uma amiga (Leila) mais experiente e mãe de 3 meninas, vovó de outros 2 meninos
lindos, o que ela achava da situação e ela me disse na hora: "ENGRAVIDA".
     Eu não tomava remédio faziam 2 anos, mas me precavia com camisinhas e tabelinhas, eu sabia que eu iria conseguir engravidar, calculei a data fértil e 3 semanas depois estava grávida!!! Foi uma festa!
     Dias depois meu marido internou-se para retirar o testículo, com 3 meses de gravidez meu marido fez a primeira sessão de quimioterapia.
     Ele estava mal no consultório quando soubemos que o Henry era um menino, o sonho do meu marido estava realizado, saímos dali para igreja de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima e agradecemos pela vida de nosso pequeno príncipe.
     Com 4 meses de gravidez meu marido fez a última sessão de quimioterapia e curtimos a gravidez que seguia sem problemas.
     Com 30 semanas fui à consulta e meu médico me disse que na época prevista para meu parto ele estaria de férias, eu me DESESPEREI!!! Adorava aquele médico e depois disso comecei a ter picos hipertensivos, com 33 semanas fui para o hospital sentindo fortes dores, mas disseram que não era nada demais que provavelmente era o bebê encaixando, porém não fizeram ultrassom para confirmar essa teoria. Fui pra casa tomando buscopan e as dores e desconfortos tomavam cada vez mais conta da minha vida.
     Com 35 semanas fui fazer uma ultrassom chamada doppler e descobri que eu tinha
perdido água (ILA- liquido aminiótico) sem perceber, que Henry estava com baixo peso menos de 2Kg, com uma circular de cordão e ainda sentado!!! Corri para o médico e ele falou somente me tocando e sem fazer ultrassom nenhuma que Henry estava de cabeça para baixo!!!
     No dia seguinte, depois de chorar a noite toda, eu decidi que voltaria na maternidade. À noite, limpando o carrinho dele, senti uma contração e perdi um pouco de liquido. Cheguei na maternidade e dessa vez estava uma médica muito inteligente de plantão que me falou que eu estava com uma infecção horrível coisa que o outro médico não me disse e solicitou um ultrassom e confirmou todo o resultado da primeira ultra. Fiquei internada e no dia seguinte entrei em trabalho de parto. Detalhe: o médico que me mandou pra casa era quem estava assumindo o plantão e como era hospital militar ele levou uma baita bronca da outra médica por ter me mandado embora no dia anterior.
Henry, com 6 dia de vida.
     Henry nasceu no Hospital central do Exercito no dia 20 de março de 2011 às 18:07 pesando 1.970kg e com 43cm, o parto foi cesárea pois ele estava sentado, ele nasceu ativo com apgar 9/9 e sugava muito, não precisou de UTI e ficou no quarto comigo.
     Porém, em 2 dias começaram alguns problemas. Ele ficou na fototerapia durante 1 dia, perdeu 270gr, ficando com 1.800 kg. Como ele sugava muito e eu não tinha experiência em amamentação meu seio rachou, feriu muito, empedrou e ele queria sugar de 1 em 1 hora; sofri muito de dor, meu marido me ajudou muito e ficou comigo todo o tempo... E até que, depois de passar 24 horas sem amamentá-lo e cuidando dos seios, eu pude alimentá-lo sem dores, apesar dele também ter que tomar complemento.
     Depois de 16 dias no hospital ele foi liberado com 2kg!
     Voltamos 3 dias depois para averiguar o peso dele e ele estava engordando 30 gramas por dia!!
Henry, com 3 mesinhos.
     E desde este dia, até hoje, ele só vem engordando, está com 4 meses e 6 kg!!!
     O pai dele segue fazendo exames de 3 em 3 meses e não há sinais de metástases!!!
     E estamos muito felizes COM NOSSA BENÇÃO DE DEUS - HENRY GABRIEL!!!
     
     Michele, mãe do Henry Gabriel.

Relato Do Meu Parto por Brenda Kelly mãe da Manuella

Não sei nem por onde começar,rsrsrs’

Minha filha Manuella nasceu de um lindo e rápido  parto natural.
Nasceu pesando 3,400 e medindo 50 cm.
Dia 11/5/11, fui fazer uma visitinha a minha Doula Aline Amorim,chegando lá,conversamos,tiramos as minhas dúvidas,tiramos fotos, assistimos vídeos de outros partos...nesse dia eu estava ótima, fiquei fora de casa o dia todo só fazendo visitas, mas quando eu fui embora para casa me veio uma dor no pé da barriga e na coluna,então eu pedi para o meu marido Wagner me esperar na barraca do cachorro quente, lá estava ele e seu amigo, compraram um cachorro quente pra mim, mas eu comi só um pouco, deixei o resto na mesa e falei: "mô vai demorar muito pra gente ir?’’e ele me respondeu: "Não, daqui a 5 minutos a gente  vai’’, e eu falei: "Então eu vou indo na frente que eu não estou aguentando ficar mais em pé, preciso deitar’’e ele falou: "então eu vou com você.’’ele se despediu do amigo dele e fomos embora para casa, no meio do caminho ele me pergunta: "oque houve?"e eu respondo dizendo: "Nada não, só um leve incômodo, eu devo estar precisando dormir um pouco estou fora de casa o dia todo né!?’’ele logo fala: "Eu te avisei para não ficar saindo muito, vai que a Manu nasce e eu não estou por perto?!’’. Chegando em casa, fui tomar meu remédio, que meu médico tinha me recomendado (buscopan composto) e fui dormir logo em seguida.
Dia 12/5/11, Meu marido acorda para trabalhar e me pergunta:"Amor você esta melhor?’’ E eu respondo:"Estou sim’’,ele fala: "então eu vou indo, qualquer coisa me liga, não deixe de me ligar’’.
A hora passou e quando foi +- umas 8h os incômodos vieram de novo, achei melhor não ligar nem para o meu marido e nem para a minha Doula, pois estavam vindo bem de leve. Meu marido chegou jantamos e fomos dormir.
Dia 13/5/11: Neste dia eu estava ótima, só meio enjoadinha, mas  não era nada de mais...
Dia 14/5/11: As dores começaram a vir de novo só que dessa vez muito mais fortes, tomei buscopan, dorflex e nada de passar, fiquei o dia todo assim, e meu marido falou: "toma de novo e se não passar eu vou ligar para a Aline (minha doula), não adianta nem falar nada, que eu vou ligar’’,mais tarde ele me pergunta se a dor diminuiu,e eu disse que  não e que estava a mesma coisa de sempre. Fiquei +- umas 2h assim, até que eu falei: "não estou aguentando mais, liga para a Aline e pergunta o que é isso.’’ele ligou, perguntou e ela pediu para falar comigo, só que nesse momento eu não estava aguentando nem falar nem uma palavrinha direito. Ela falou para eu tomar banho quente eu até fui, mas sai rapidinho porque eu  estava me tremendo toda e não estava aguentando ficar em pé.
Meu esposo liga de novo para a Doula e diz tudo o que eu estava sentindo e ela pergunta:"onde ela está sentindo essas dores?’’  e eu respondo: "Em toda parte do corpo principalmente no pé da barriga’’e a Doula diz para o meu marido colocar 3 dedos a cima do meu umbigo para ver se estava duro, e estava e ela diz que era contração e que era para meu marido contar de quanto em quanto tempo estava vindo e quanto tempo durava e que era para contar durante uma hora.Tentamos contar mais não conseguimos, porque não sabíamos como funcionava. Uma hora depois liga a Doula e pergunta: "e aí quanto tempo durou?",ela está vindo de quanto em quanto tempo?’’ e meu marido respondeu que não sabia contar as contrações.
Minha Doula pergunta se a gente achava melhor ela vim para minha casa e nós respondemos: 'claro que sim,e ela disse tem certeza? sim claro.!’’ela disse que iria agilizar as coisas na casa dela e depois iria vim.(confesso que se ela não viesse e nem perguntasse eu iria para a maternidade, mais sempre lembrando o que a minha Doula falava: "não é bom ir para a maternidade, eles podem fazer coisas desnessesárias e pode prejudicar tanto você quanto o bebê’’, quase 2 horas depois chega a minha Doula, a gente começa a fazer os exercícios, massagem e tambem cronometramos as contrações. Durante 1 hora vieram com intervalo de 3 minutos com duração de 30/40 segundos, em quanto cronometrávamos rebolavámos, dançávamos,ouviamos música, faziamos massagem e o bom de tudo é que eu estava vendo meu esposo me ajudando e trabalhando junto conosco :D. Em fim fizemos tudo mais quando foi umas 19:00 hs e um pouquinho as contrações já estavam vindo de 1/1 minuto durando 1/1. A Doula pergunta:"Vocês querem ir para a maternidade, para saber como é que você está, saber como esta o bebê?’’ E respondemos com um sorriso do tamanho do mundo: "claro". Então fui me arrumar, e antes de sair de casa tiramos uma fotinha e seguimos em frente. Meu marido perguntou:"Vocês não querem esperar meu pai não?, e vamos  de carro’" Logo em seguida a Doula perguntou se a maternidade era muito longe e eu respondi que não e que era +- 5 minutos andando,e ela disse então vamos andando para continuar trabalhando o parto.
Chegando lá fiz minha ficha e a Doula me pergunta: "Você quer que eu te acompanhe ou o seu marido?’’eu logo respondi ‘’Você, que é mais experiente e também o meu marido não teria coragem de ver, rsrs.’’
 Eu só reparei que na hora a Doula ficou toda contende abriu o sorriso tão grande que até eu não aguentei e ri também. Dali fomos para a triagem, lá a técnica de enfermagem, me perguntou o que eu estava sentindo,   e eu disse tudo a ela, mas respondendo bem baixinho(tímida) então ela me tocou e disse que eu estava com ‘’6’’ de dilatação e que ia me internar e a minha Doula ficou tão impressionada e disse que estava muito orgulhosa e me deu os parabéns, até a técnica disse a mesma coisa que a Doula. A técnica fez a minha ficha de internação, e eu logo comecei a relembrar tudo que eu e a Doula haviámos estudado, lembrei da episotomia (corte no períneo) fiquei com vontade de perguntar mas achei que era bobeira minha, mas aquele pensamento começou a me pertubar que criei coragem e perguntei: "Aqui vocês fazem aquele corte?" e ela me respondeu: "sim, se for preciso sim" mas  falando com aquele jeito que iria fazer em mim. Logo olhei para a minha Doula, meus olhos encheram de lágrimas me segurei, mas não aguentei comecei a chorar e a técnica disse: "claro que tem que fazer para o bebê passar né!?" (técnica nojenta!!!, na hora quase voei em cima dela!!!). Eu e a Doula já tínhamos visto que isso não era mais necessário. A técnica terminou minha ficha e fomos lá para fora aguardar, enquanto isso eu falei para a Doula:" Vamos embora, eu não quero ficar aqui,eu não quero esse corte" e ela falou: "Você quer ir para outra maternidade?", na hora eu disse que não, que queria ir para a casa ela falou: "Você não quer conversar com o seu marido?’’eu disse que não, porque eu sabia que ele iria pedir para eu ficar e ela já tinha falado com ele e realmente ele falou isso, a técnica me chamou e eu fiquei desesperada fomos para o corredor, conversei bastante com a Doula e resolvi ficar, ela me perguntou novamente se eu preferia o acompanhamento dela ou do meu esposo e eu disse claro que seria o dela ela era mais experiente e entendia mais as coisas. Me despedi do meu esposo e eu e a Doula seguimos em frente chegando na sala pp (pré-parto) a técnica de enfermagem (a nojenta) me apresentou a enfermeira obstétrica Sônia Nunes, que era super a favor do parto humanizado (essa mulher foi de Deus, foi ele que a colocou no meu caminho) a enfermeira achou super lindo o que eu estava fazendo, achou lindo eu querer um parto humanizado e mais lindo ainda eu estar acompanhada de uma Doula.
Ela deixou nos deixou a sós e emprestou : óleo, os massageadores e deixou tudo perfeito, perguntei se podia apagar as luzes e ela respondeu: ‘’claro pode ficar a vontade’’(que educada essa enfermeira Hein? adorei!!!). Tiramos fotos e fomos trabalhar o parto mas a enfermeira sempre ia olhar para ver como é que estava, quando ela veio logo perguntei: "Tem banho quente?(abusada eu né?, rsrs) ela disse que tinha e que ia ver se a água estava quente, enquanto isso continuamos trabalhando em menos de um minuto ela voltou e disse que tinha. Acompanhamos ela até o banheiro e a Doula perguntou: "Vocês tem uma cadeira?’’,ela pegou a cadeira e lá fui eu me relaxar, fiquei lá por muito tempo e a Doula falou: " É melhor a gente ir  porque se você ficar muito tempo aí, pode diminuir a dilatação em vez de aumentar, foi quando eu disse: ‘’só mais um pouquinho daqui a pouco a gente vai’’ passou uns 10 minutos e eu disse a mesma coisa’’só mais um pouquinho daqui a pouco agente vai’’depois eu resolvi ir contra a minha vontade e seguir meu corpo, fomos para a sala PP, chegando lá começamos a trabalhar pouco tempo depois, a enfermeira vem me tocar, e eu estava com 7 de dilatação, recebi massagem da minha Doula enquanto eu descansava,  depois de muito tempo eu comecei a pensar que seria bom eu trabalhar, sem massagem para assim minha filha estar nos meus braços mais rápido, comecei a dançar, rebolar, abaixar fazer tudo que o meu corpo queria, quando a enfermeira me tocou novamente eu já estava com 9 de dilatação e depois de muito tempo foi me tocar de novo e eu não saia de 9, foi aí que eu comecei trabalhar mesmo sem parar andava pra lá, pra cá, me abaixava, rebolava mexia a cinturae quamdo a enfermeira  veio novamente, eu já estava, com 10 de dilatação!!! fiquei muito feliz, porque eu achava que não iria conseguir, pouco tempo depois de trabalhar mais um pouco, eu começo a ver os cabelos da minha filhota meu olho ficou cheio de lágrimas, aí eu fiz mais uma forcinha e a cabecinha saiu, e foi quando vi o cordão umbilical enrolado em seu pescoço, a enfermeira tira e fala para eu fazer só um pouquinho de força e a minha Doula fala: "lembre do que eu te falei, não faz muita força para não acabar rasgando" fiz só mais um pouquinho de força e parei, saiu um ombrinho e depois o outro, pedi para não cortar o cordão, mas como a enfermeira percebeu que ela estava muito molinha cortou, nem respirei e já fui pegando a minha filha, coloquei ela em cima da minha barriga e comecei  a namorar um pouco, queria amamentar mais não podia (motivo ela tinha que fazer um exame rápido). Esse momento foi muito lindo, um momento que eu nunca mais e nem vou ter outro um igual, eu soube aproveitar cada segundo.
Quero agradecer primeiro a Deus que esteve sempre do meu lado me protegendo, agradecer a Ele também por ter colocado a Aline Amorim e a enfermeira obstétrica Sônia Nunes em minha vida.
Quero agradecer a Aline por ter sido paciente comigo em todo tempo e a Sônia Nunes por ter deixado eu trabalhar e fazer tudo o que eu queria. e não poderia deixar de agradecer o meu marido que esteve do meu lado sempre me apoiando e me ajudando.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Trabalho de Parto Prematuro Sinais, Sintomas, Causas e Tratamento


 Um parto que acontece com mais de três semanas de antecedência da data prevista é chamado parto prematuro (desde que já tenha completado 20 semanas de gravidez). Nesse caso, as contrações causam a abertura precoce do colo do útero. É importante saber os sinais de um parto prematuro para que você os reconheça e possa evitar que o seu bebê nasça prematuramente.
O trabalho de parto prematuro pode resultar no nascimento de um bebê prematuro. No entanto, o trabalho de parto pode ser interrompido para que o bebê tenha mais tempo para crescer e se desenvolver no útero. O tratamento para o parto prematuro se constitui de repouso absoluto, tomar soro na veia e alguns medicamentos que relaxam a musculatura uterina.
Se o bebê nascer após os sete meses, as chances de sobrevivência são consideráveis, mas ele precisará ficar algum tempo na UTI neonatal da maternidade ou hospital. Se o bebê nascer antes do sétimo mês, ele só conseguirá sobreviver através de internação na UTI neonatal.

Quais São os Sinais de Parto Prematuro?

É importante saber os sinais de um parto prematuro para que você os reconheça e possa evitar que o seu bebê nasça prematuramente. Normalmente, o parto prematuro não causa dor, mas existem vários sinais de alerta, tais como:
  • Contrações a cada dez minutos ou menos;
  • Apertamento ou dor na região lombar das suas costas que pode ser constante ou irregular (a mudança de posições ou qualquer outra medida não alivia o sintoma);
  • Cólicas abdominais (com ou sem diarreia);
  • Aumento da pressão na região pélvica ou vagina;
  • Cólicas semelhantes às da menstruação;
  • Aumento do corrimento vaginal;
  • Vazamento de líquido pela vagina
  • Sangramento vaginal;
  • Náusea, vômito ou diarreia;
  • Diminuição dos movimentos fetais (o bebê não chuta tanto quanto chutava normalmente).   
No meu caso Michele eu senti  Aumento da pressão na região pélvica ou vagina;Cólicas semelhantes às da menstruação;Diminuição dos movimentos fetais (o bebê não chuta tanto quanto chutava normalmente).   
e Vazamento de líquido pela vagina, no meu caso este último sintoma foi bem discreto, minha calcinha apenas ficava molhada, como eu ia ao banheiro muitas vezes achei que era urina.


Postado por Michele 

fonte:http://www.medclick.com.br/gravidez/parto-prematuro-sinais-sintomas-causas-tratamentos.html

Você sabe contar os meses de sua gravidez?

Todos ouvimos falar que a gravidez dura 9 meses?

Na prática não é bem assim, 9 meses são 36 semanas e um bebê pode nascer até 42 semanas ou seja 10 meses!!!

A idade embriológica da gestação é contada a partir da fecundação do óvulo. No entanto, é praticamente impossível a identificação do momento em que ocorreu a fecundação ou a data correta do coito ou da ovulação. Por isso, convencionou-se contar a idade da gravidez a partir de um marco mais fácil de identificar: o primeiro dia do último período menstrual da mulher. Trata-se da idade obstétrica da gravidez. Quando o clínico ou o ultrassonografista se refere a qualquer idade gestacional, está usando como marco esta data. É evidente que no período entre o início do ciclo menstrual e a fecundação (supostamente ocorrida 14 dias depois do início do ciclo menstrual) ou a nidação (considerando-se o início fisiológico da gravidez na mulher) não há ainda a gravidez. Trata-se de marcador impreciso, mas é o único disponível.
A idade gestacional (IG) é definida como o tempo transcorrido entre o primeiro dia da última menstruação (DUM) e a data atual, medido em semanas e dias. A duração da gravidez tendo-se como base a DUM é, em média, de 280 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares (de 4 semanas). Devemos nos lembrar que a duração da gestação varia segundo as características da mãe e do concepto. Também pode haver imprecisão na caracterização do último período menstrual.

No meu caso meu bebê foi considerado prematuro pois nasceu com 36 semanas e peso de 34 semanas, Henry nasceu apenas com 1975kg e 43 cm, quando bebês a termo costumam nascer com 3 kg ou mai.

fonte:  http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/contabilidade/

postado por Michele

Menstruação interrompida durante amamentação

Meu bebê já está com um ano e quatro meses, e até agora 
ainda não menstruei. Será que é por causa da amamentação?
Luciana, 34 anos

Sim. Durante o período da amamentação, está elevado o 

nível de um hormônio chamado 
prolactina, produzido pela hipófise, glândula existente na 
cabeça; este hormônio elevado, 
diminui outros dois chamados FSH e LH, também produzidos 
pela hipófise e que são os estimuladores do ovários. Com os ovários não estimulados, 
não ocore o desenvolvimento do endométrio, camada que reveste o útero por dentro e não 
ocorre a menstruação. Parando de  amamentar, tudo volta ao normal. 
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI125276-EI1519,00.html

Quando é que a minha menstruação vai voltar? Já faz 4 
meses que tive bebê.


Escrito para o BabyCenter Brasil

A equipe do BabyCenter responde:

O fato de estar ou não amamentando é determinante para a  volta dos ciclos menstruais 
normais depois do parto. Logo depois de dar à luz, a mulher 
tem um sangramento, que não é exatamente menstruação. Cada mulher é diferente, e a volta dos ciclos depende de  cada corpo e de cada circunstância. 
Por isso, os parâmetros abaixo não são nada fixos, servem 
só para dar uma orientação. Se você estiver com dúvidas, converse com o ginecologista.
Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação 
suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia 
quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e 
dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode 
durar várias semanas. Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas 
mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele 
tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a 
alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai 
demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão 
amamentando podem retomar os ciclos 
menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou 
três meses para voltar.Todas as mães: Nunca se esqueça de que o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, 
se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de 
novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum.
Não se deixe levar pela história de que mães que amamentam não são férteis. Converse com 
o ginecologista e com seu parceiro para decidir qual é o melhor método para vocês. Alguns tipos de pílula não são adequados para a fase de amamentação. Saiba tudo no nosso artigo 
sobre métodos contraceptivos para quem dá o peito. 


fonte:http://brasil.babycenter.com/baby/como-fica-depois-bebe/menstruacao-depois/



Por :Michelle